Título
Edifício Comendador Chaves - Hotel Carraro
Localização
Ponto
6
Autor
Ano de concepção do projeto
Período de Construção
Estilo Arquitetônico
Uso original
Uso atual
Descrição
O edifício Comendador Chaves foi construído em um dos principais eixos de desenvolvimento urbano e econômico da década de 1930, na esquina da rua Dr. Flores com a então avenida São Rafael, hoje Alberto Bins, quase esquina com a avenida Otávio Rocha, para programa arquitetônico misto – residencial, comercial e serviço. Estas avenidas já haviam sido construídas na gestão do Prefeito Otávio Rocha (1924-1928), de acordo com as diretrizes do Plano Geral dos Melhoramentos de Maciel, transformando-se em locais de construções verticalizadas e de alto valor imobiliário. Foram projetadas duas opções distintas de distribuição programática: a primeira contemplava áreas para o comércio no pavimento térreo e sobreloja; um hotel, no segundo e terceiro pavimentos; e apartamentos residenciais, nos andares seguintes. Já a segunda opção apresentava a mesma área comercial no térreo e sobreloja; salas comerciais para consultórios e escritórios, no primeiro pavimento; uma pensão, no segundo pavimento e apartamentos residenciais do terceiro pavimento em diante. (...) Macchiavello e Rubio utilizaram, como técnica construtiva, um sistema estrutural de fundações, pilares, vigas e lajes de entrepiso e cobertura executados em cimento armado, assim como, um revestimento externo à base de cimento e mica. Sua implantação ocupa praticamente todo o terreno, e suas fachadas estão dispostas no alinhamento predial, proporcionando a formação do modelo urbanístico rua corredor. Para as fachadas do edifício Comendador Chaves, os arquitetos desenvolveram um sistema de composição clássico onde a regularidade geométrica ordena as formas. A fachada da avenida Alberto Bins desenvolveu-se a partir de um eixo de simetria central com a função de marcar o acesso principal à edificação, hierarquizando o conjunto. Esta fachada se divide em três planos verticais articulados por duas reentrâncias responsáveis por áreas de iluminação e ventilação. Os frisos que se desenvolvem ao longo de sua extensão vertical, elementos do vocabulário Art Déco, conferem ritmo à sequência dos elementos horizontais compostos pelas janelas. No geral, possui “[...] uma marcada vocação vertical, com ritmos e escalonamentos que buscam os eixos principais de composição, enfatizando as direções verticais sobre as horizontais”. Seu remate escalonado é uma solução própria ao conjunto de elementos visuais da arquitetura Art Déco, em ziguezague."
Referências
Título
Saul Macchiavello & Antonio Rubio : modernidade arquitetônica em Porto Alegre (1928-1938)
Autor
Rogério Pinto Dias de Oliveira
Ano
2010
Referências Visuais
Acervo
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Fotógrafo
Não Identificado