Título
Solar dos Azulejos
Localização
Ponto
18
Autor
Ano de concepção do projeto
Uso original
Uso atual
Descrição
O prédio data da segunda metade do século XIX e caracteriza-se pela fachada revestida de azulejos portugueses. Bastante arruinado, o sobrado foi saqueado, à luz do dia, em 12 de janeiro de 2009, uma segunda-feira (CP, 13/01/2009, p. 7; ZH, 13/01/2009, p. 35), e como de praxe, nestas situações, sofreu um incêndio no início da noite de 24 de dezembro de 2010 (CP, 26/12/2010, p. 12). Dele restou apenas a fachada fronteira. Esta foi, recentemente recuperada, sob a responsabilidade técnica do arquiteto Lucas Volpatto (entre setembro de 2017 e janeiro de 2018). A restauração deu-se por acordo judicial, depois que a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, moveu uma ação civil pública contra o proprietário. O locador do imóvel, Valmir José Lando, arcou com os custos da intervenção. Reconstruído, hoje abriga o “Boteco do Centro Histórico”. Na intervenção restaurativa, o arquiteto reaproveitou as peças de azulejos originais e combinou-as com outras encomendadas à empresa carioca Cerâmica Luís Salvador. Para realizar o trabalho, contou com a consultoria de Zeila Machado, de Salvador, com as restauradoras catarinenses Anice Jaroczinski e Katherine Coelho e com o mestre Manuel Fernandez. Fotos do casario da cidade no final do século XIX, de ruas como a Sete de Setembro e José Montaury, indicam correspondência entre as aberturas nos sobrados com dois pavimentos. Neste, da Rua dos Andradas, o pavimento superior apresenta três aberturas voltadas para um balcão corrido, apoiado em cinco mísulas. As paredes são revestidas de azulejos estampados em azul e branco. Quatro pilastras revestidas de azulejos em relevo, nas cores amarelo e branco, emolduram as aberturas, cujas vergas também em arco pleno, são revestidas do mesmo material. No ponto equivalente às chaves dos arcos plenos, um azulejo em relevo, em azul e branco, dá um toque especial na decoração do elemento. Acima da cimalha, na platibanda, os pilaretes dão continuidade ao alinhamento das pilastras do segundo pavimento, e alternam-se com os gradis metálicos.
Referências Visuais
Acervo
Acervo Delfos
Fotógrafo
Revista do Globo